O GEHISC

O Grupo de Estudos em História Social e Cultural, formado por profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior, tem por objetivo realizar pesquisas no campo da História que dialogue com a cultura. O GEHISC tem estruturado a sua produção e se organizado nos eixos temáticos Hstória e Gênero, História e Infância e História, Cultura e Patrimônio. Os seus integrantes vêm participando de encontros, simpósios e congressos nacionais e internacionais, bem como divulgando e socializando em âmbito local, estadual e nacional suas pesquisas na forma de mini-cursos, módulos de ensino,comunicações, palestras, oficinas e orientação de pesquisas em nível de graduação e de pós-graduação. 


Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento no GEHISC:

1. Infância Perigosa: combate ao ócio e a vadiagem de crianças no Recife (1831-1860). Coordenadora: Alcileide Cabral do Nascimento.UFRPE/CNPq 


2. Sexualidades perigosas e corpos rebeldes. Família, honra e relações de gênero no Recife (1900-1930).Coordenadora: Alcileide Cabral do Nascimento.UFRPE/CNPq 


3.Cavalo Marinho: as representações do povo através do folguedo popular da zona da mata norte de Pernambuco. Coordenadora: Maria Ângela de Faria Grillo.UFRPE/CNPq 


LABORATÓRIO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO - Área de concentração: Infância, Gênero, Cultura e Patrimônio. Coordenadoras: Marcília Gama e Noemia Luz EVENTOS Realização do I Encontro Regional em História Social e Cultural na UFRPE, de 16 a 19 de outubro de 2007. 


PUBLICAÇÃO NASCIMENTO, Alcileide Cabral e GRILLO, Ângela de F. (Orgs.). Cultura, Gênero e Infância nos labirintos da História. Recife: Ed. da UFPE, 2008.


LINHAS DE PESQUISA:



Cultura História e Patrimônio


Esta linha de pesquisa contempla a análise da experiência urbana a partir de vários pontos de vista: diferentes formas de perceber e vivenciar a cidade, representações artísticas, discursos e intervenções profissionais (médicos, arquitetos, urbanistas, educadores, etc.), bem como a produção da memória através da constituição de um patrimônio histórico e artístico. Desse modo, se pretende apreender com a maior complexidade possível a historicidade da vivência urbana.


História da Infância

Esta linha de pesquisa contempla a multiplicidade sociocultural de experiências e vivências históricas de ser criança, as políticas assistenciais para ela direcionadas e a construção imagético-discursiva das representações em torno da infância, contribuindo para conhecer melhor as diferenciações e as desigualdades historicamente construídas em espaços e tempos diversos.

História e Relações de Gênero

Esta linha aborda temas e articula discussões sobre as relações de gênero na perspectiva histórica a partir de eixos de diferenciação social como classe, raça/etnia e geração. As pesquisas contemplam as representações discursivas e/ou imagéticas em torno do feminino e do masculino, os seus usos e a produção de subjetividades.


 

Copyright © 2010 Gehisc - Home Page | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki